Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quando a Tempestade Vem


E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. Mateus 8:24

     Um grande amigo me fez uma visita inesperada esses dias e, como sempre, além da alegria em vê-lo e divertidas conversas, em algum momento, falamos sobre algo que aconteceu com os discípulos de Jesus, uma tempestade em alto mar. Isso me fez pensar!
     O pensamento girou em torno de duas perguntas: a primeira, "Se Jesus me ama, porque ele me leva pra navegar na tempestadade?" e "Porque Ele dorme enquanto estamos na tempestade?".
     Em primeiro lugar quero destacar algo imutável em relação a essência de Deus, Ele nos ama incondicionalmente, e tudo, absolutamente tudo, o que Ele faz é perfeito. Deus não nos leva para a Tempestade sem objetivo. Algo acontece lá! Entramos de um jeito e decidimos, se queremos crescer ou ficar prostrados.
     Quando Jó passou por dificuldades na vida, e se sentia sozinho, o Senhor o sustentou e Ele se apegou a única coisa que restava a Ele, a fé. E saiu da "tempestade" com o grande privilégio de ter se tornado amigo de Deus. "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." Jó 42:5.
     Quando os hebreus saíram do Egito, o Senhor os levou ao deserto antes de chegarem à Terra Prometida. ("Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar." Dt. 1:31). O objetivo de Deus pode ser resumido em: "E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não." Dt. 8:2.
     Aquele que permanece com Ele mesmo na tempestade, no deserto, na dificuldade, recebe dEle honra e amizade. Aquele que guarda os Seus mandamentos na adversidade demonstra que O ama, verdadeiramente, acima de TUDO. Jesus quer ter intimidade comigo e com você, Ele quer nos ouvir, saber o que se passa no nosso coração, nossos desejos, nossas metas, nossos desgostos e amores... E quando estamos na "tempestade" ficamos mais sensíveis.
     Mas justo nesse momento em que parecemos estar sozinhos, onde ninguém mais acredita em nossos sonhos, ou quando tudo parece contrário, de repente, Jesus se deita para dormir. Mas e eu? E a tempestade, eu não vou sobreviver... Se Ele se deita é porque sabe que estamos prontos para voar, sem nunca deixarmos de ser dependentes dEle.

"E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança." Mateus 8:26

     Porque temer? Se Ele nos leva para a tempestade é porque somos seus discípulos amados. Ele quer nos fazer crescer. Estar no barco com JESUS é o que importa, sonhar os sonhos dEle, viver pra Ele, olhar pra cima... Ele quer nos fazer felizes (sempre)! A tempestade? Ela sempre passa!!!




Post dedicado ao meu velho amigo Daniel Souza.

Um comentário: