Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Significado da Vida




Qual será o sentido da vida? Pra que vivemos e por que existimos? Qual é a minha missão? E quando me sentirei realizado? Foi pensando nisso que terminei a minha noite de ontem. E concordando com a análise de um sábio amigo, decidi repassar esses pensamentos.
Pessoas nascem e morrem, passam pela vida, “vivem” sem saber o porquê de tudo. A maioria das pessoas pensa que o significado da vida está atrelado às realizações alcançadas no decorrer de sua existência.
Se as "realizações" fossem divididas em grupos, poderíamos ter: Pessoal, Profissional, Sentimental, Material, Intelectual. Supondo que o peso de cada “conquista bem-sucedida” seja de 20% do total para se achar o “significado da vida”. Ora, então quer dizer que se alguém não consegue chegar ao ápice de alguma dessas realizações, a vida dela não tem sentido, ou não tem a Plenitude (100%) do sentido?!
A questão é que o significado de tudo pode ser muito mais fácil de ser alcançado do que se imagina. Eis aqui o sentido da vida... Existe algo que todos podem cultivar na vida, independente de onde vive, do meio, do conhecimento adquirido, ou do quanto se tem. Isto é, o relacionamento. O sentido da vida está em se tornar útil para alguém. A compreensão, o ombro amigo, o perdão, o bom humor, estender a mão, o partir do pão, a alegria, diversão, falar, ouvir, amar. Só os relacionamentos constroem pontes indestrutíveis para o caminho da realização. É fazendo pelo outro o que se quer para si, que nos tornamos pessoas plenas.
Posso ter tudo que sonhei, posso fazer coisas, comprar coisas, mas no final de tudo, nada será tão relevante se eu não deixei a minha marca em pelo menos algumas pessoas no mundo. Deus nos ensina isso, a vida nos prova isso, os inteligentes compreendem isso e os sábios o praticam. Não que o “ter” e “fazer” sejam errados ou sem importância. Mas de uma coisa, hoje, eu tenho absoluta certeza, isso não tem nada a ver com o Significado da Vida!


“Que quer dizer "cativar"?
- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...”
O Pequeno Príncipe



Colaboração: Fred Vialta

Um comentário: