Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os pais que todo filho queria ter

    
    Esses dias eu fui convidada para pregar no "Mês da Família" em São José dos Campos (a IPV reserva o mês de Maio para falar sobre família). O tema que os pastores (Diego e Gisele) me propuseram foi: "Os pais que todo filho queria ter", coincidência ou não, a frase que eu escrevia em todo bilhetinho pra papai: "Pai, você é o pai que todas as crianças queriam ter". Verdade rs!
    Pois é! Mas a gente cresce, e apesar dos meus pais serem sim, os melhores do mundo, eles não são perfeitos. E sabendo que ninguém o é, eu estive pensando: Quais são as características que um filho gostaria de enxergar em um pai?
     Até que, nesse meio tempo (entre pensamentos e o dia da pregação) eu estive no aniversário da minha priminha linda (Sophia), onde o pai dela (Pr. Matheus - meu primo querido), nos deixou uma bela Palavra: As qualidades de Maria (a mãe de Jesus). Uahu! Quer exemplo maior do que este? Você pode dizer: -Mas Jesus era Deus! Sim Ele é! Mas viveu como homem. Ele não poderia ter nascido já adulto e ter vivido os seus 3 anos de ministério e no final, morrer em nosso lugar? Sim! Ele poderia! Mas não se tratava apenas da morte dEle, se tratava do seu EXEMPLO de vida, como filho, como Mestre, como profissional, como pastor... E Maria tinha (pelo menos) 2 lindas qualidades: 1. Segurança, convicção -  ("E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?" Lucas 1:34), é impossível uma criança se sentir segura, tendo pais indecisos. 2. Gratidão ("Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor" Lucas 1:46) - A ingratidão abre portas para doenças na alma.
     Pois é! Eu pensei bem sobre esses e os demais ensinamentos que Matheus nos passou aquela noite. Mas... O que Deus me falou, além disso foi: "Os pais terrenos nunca serão perfeitos, mas nada é motivo para os meus filhos não prosperarem". E prosperar, meus amigos, não é ser bilionário. Prosperar é não ter falta de nada, nem para o corpo, nem para a alma, nem para o espírito... Quem não quer?!

     Pensando nisso, temos uma família bastante conhecida que pode nos ensinar muito:
     Temos pais de todos os tipos aí, mas se não podemos ter tudo de perfeito em uma pessoa só, o que fazer?! Ser sábios para tomar posse do que é nosso, independente dos maus exemplos que porventura, tivemos, do que o mundo acha, e das imperfeições humanas!!! 
     Jessé foi um homem temente a Deus, ele se dispôs a sacrificar com o profeta Samuel, mas foi um pai ausente para Davi, o profeta Samuel teve que perguntar pra Jessé se ele não tinha OUTRO filho. Davi poderia ter se sentido rejeitado, pequeno, poderia ter sérios problemas na alma (e talvez tivesse), mas ele foi forte, corajoso e confiou em Deus (o Pai que não se esquece dos seus filhos).
     Davi, por outro lado, foi um pai que, cá entre nós, não foi bem um bom exemplo. Você já imaginou a cabeça de Salomão, sabendo que o pai dele matou o ex-marido da mãe dele, pra ficar com ela?! É, não parece uma boa história familiar. Mas Salomão preferiu seguir os bons exemplos de Davi e se tornar o homem mais sábio e rico que já existiu.
     Roboão, por sua vez, viu o pai se relacionar com 1000 mulheres, e dedicar-se mais ao templo do que a família. Assim que Salomão morreu, ele tomou posse e decidiu fazer do reino um lugar de guerra. E viveu infeliz, e fez o que era mau aos olhos do Senhor.
    

     #Dica
     Analisando isso, percebemos que mais vale o seu relacionamento pessoal com Deus, do que o que você viveu e aprendeu na vida. Portanto, fiquemos com os princípios Bíblicos para filhos e pais que querem prosseguir para o alvo, peça sabedoria (Pv. 4:5-10) para praticar o:
    
     - Princípio da Prioridade (Mt. 6:33) - Se uma família coloca Deus em primeiro lugar, as demais coisas são acrescentadas.
     - Princípio da Missão (Rm. 11:36 / Mt. 6:21) - Saiba pra que você foi criado. Todos tem a sua importância e utilidade na sociedade e no Reino de Deus. E você é perfeito geneticamente, geograficamente e mentalmente para essa missão.
     - Princípio da Semente (Gl. 6:7-8) - O que você planta, obrigatoriamente colherá.
     - Princípio da Honra (Rm. 13:7 / Ex. 20:12) - Honrar a Deus sobre todas as coisas. E depois honrar aos pais, independente de suas condutas e falhas.

     Os filhos são como flechas nas mãos dos pais, são lançados, criados, de acordo com a fé, a educação e o amor dos pais, mas a partir do momento que conquistamos o direito de tomar decisões, cabe a nós o direcionamento desse "lançamento". O que você tem feito da sua vida? Que história tem escrito? Capte o que foi bom, e converta em aprendizado o que não foi.

Post dedicado a papai, mamãe e Matheus Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário